Energia Solar
Como Funciona
Energia Solar Fotovoltaica
O funcionamento da energia solar fotovoltaica é baseado no fenômeno que ocorre quando partículas de luz solar (fótons) colidem com os átomos de silício presentes no painel solar, gerando um deslocamento dos elétrons, que cria uma corrente elétrica contínua, chamada de energia solar fotovoltaica.
Existem 3 formas de funcionamento de um sistema de energia solar fotovoltaico, na qual varia pelo tipo de sistema instalado:
- Sistema de energia solar conectado à rede (on-grid)
- Sistema fotovoltaico isolado ou autônomo (off-grid)
- Sistema de energia solar híbrido
Veja o esquema de funcionamento do sistema de energia solar:
- 1 - O Painel Solar gera a energia solar fotovoltaica;
- 2 - O Inversor Solar converte a energia solar para a sua casa ou empresa;
- 3 - A Energia Solar é distribuída para sua casa ou empresa;
- 4 - A Energia Solar é usada por utensílios e equipamentos elétricos;
- 5 - O excesso de energia vai para a rede da distribuidora gerando créditos.
Excesso de Energia Gerada (Créditos)
Quando a quantidade de energia gerada (kWh) em determinado mês for superior à energia consumida naquele período, o consumidor fica com créditos (validade de 60 meses) para abater nas faturas dos meses seguintes, mas os créditos não podem ser revertidos em dinheiro.
Os créditos também podem ser usados para abater o consumo de unidades consumidoras do mesmo titular situadas em outro local dentro da área de atendimento da mesma concessionária.
Os créditos de energia são regulamentados pela ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) possuindo regras específicas que variam de acordo com a sua localização e sua classe de consumo (residencial, comercial ou industrial).
Geração Compartilhada
Geração compartilhada: permite que diversos interessados se unam em um consórcio ou em uma cooperativa, instalem uma central de micro ou minigeração distribuída e utilizem a energia gerada para redução das faturas dos consorciados ou cooperados.
A taxa mínima paga à distribuidora de energia referente a consumidores BT (Baixa Tensão – grupo B), ainda que a energia gerada seja superior, é 30 kWh (monofásico), 50 kWh (bifásico) e 100 kWh (trifásico).De forma simplificada, a geração compartilhada exige:
- Segurança
- Opção mais econômica
- Redução de perdas
- Diminuição dos impactos ambientais
BENEFÍCIOS
Benefícios do Investimento
- Valoriza seu imóvel ou marca
- Investimento com garantia de retorno
- Retorno do investimento em até R$:200.000
- Não exige manutenção (apenas limpeza dos painéis)
Benefícios Do Equipamento
- Sistema silêncioso
- Durabilidade de até 40 anos
- Sistema que permite controle de potência
- Utilizamos inversores e microinversores Renovig
- Resistente as condições climáticas extremas (dias de calor e frio)
- Utilizamos inversores e microinversores Renovig
Benefícios Ambientais
- Não consome combustível
- Fonte de energia renovavel
- Fonte de energia inesgotável
- Não produz poluição nem contaminação ambiental
MOTIVOS PARA VOCÊ ADQUIRIR
ECONOMIA
Quando você decide pela tecnologia a equipe técnico/comercial Kuara irá projetar, com base no seu consumo e nas condições climáticas do local, um sistema que consiga produzir toda a energia que você consome no mês em sua casa ou empresa.
Dessa forma, e de acordo com as regras do segmento de geração distribuída, o seu sistema fará com que você deixe de depender de consumir a energia da rede da distribuidora.
É isso mesmo, você pode zerar o seu consumo da rede da distribuidora e, assim, conseguir uma economia de até 95% na sua conta todos os meses.
A sua conta de luz só não virá zerada pois você continua pagando pela taxa de disponibilidade e uso da rede, assim como todos os outros consumidores de energia.
Você já imaginou quanta economia isso soma para você durante todos os 25 anos de vida útil do sistema?
PROTEÇÃO
Com a crise que se instaurou no setor elétrico do Brasil, os preços da energia sobem a índices mais altos que o da própria inflação oficial, o IPCA.Para você ter uma noção, de acordo com uma pesquisa do instituto Ilumina, a inflação no preço da energia elétrica entre 1995 a 2015 foi 50% maior que a do IPCA no mesmo período.
E, infelizmente para quem não tem energia solar ainda, esse é um problema que irá persistir pelos próximos anos.
A situação crítica dos reservatórios e o acionamento de usinas termelétricas, somada aos erros de gestão de governos passados, geram gastos e dívidas que serão pagos pelos brasileiros através de novos aumentos na conta de luz.
Todavia, para quem tem um sistema instalado, isso não só deixa de ser um problema como se torna até uma vantagem!
Pensa comigo: se você tem um sistema de energia solar que gera X de energia todo mês, a economia que ele irá te gerar será essa quantidade X de energia vezes o valor da tarifa da distribuidora no mês.
Pois então, conforme o valor da tarifa aumenta, assim também aumenta o valor que você economiza na conta de luz. Excelente, não é mesmo?
VALORIZAÇÃO
Se você fosse comprar uma casa hoje e o corretor te apresentasse duas opções: uma “normal” e uma que gera a própria energia, qual delas você iria escolher?
Com toda a certeza que seria a segunda opção, não é mesmo? Essa é a razão pela qual a instalação de um sistema de energia solar residencial valoriza imediatamente uma casa.
E não acredite apenas porque eu estou falando, um estudo foi feito sobre isso!
Conduzido pelo Laboratório Nacional Lawrence Berkeley, no estado americano da Califórnia, o estudo comprovou que as pessoas estariam dispostas a pagar 15 mil dólares a mais por uma casa com placas solares instaladas do que uma sem.
SUSTENTABILIDADE
Todos nós sabemos que o sol é uma fonte de energia renovável, aliás, a maior fonte renovável disponível a nós, humanos.
Só para você ter uma ideia, a energia que a nossa estrela irradia em um segundo é muito maior que a quantidade consumida pela humanidade desde o seu aparecimento na face da Terra, até os dias de hoje!
E é por todo esse potencial, somada a sua sustentabilidade, que a tecnologia de geração solar fotovoltaica se espalha mais do que qualquer outra hoje no mundo.
A transformação da luz do sol em energia, que acontece no interior das células fotovoltaicas de uma placa solar, é feita de forma 100% limpa, sem emissão de qualquer poluente ou outro impacto ambiental.
RETORNO
Ao contrário de um carro ou até mesmo uma casa, a compra de um sistema de energia solar não é apenas um gasto, mas um investimento.
Mas e se eu te disser que você pode reaver em até 10 vezes o valor investido no seu sistema?
Não é mentira!
Oras, se você, ao instalar o sistema, começa a obter o desconto na conta de luz, então esse é um valor que está retornando para você, certo?
Pois então, você continuará obtendo esse retorno todo mês durante os mais de 25 anos de vida útil do seu sistema, um prazo muito maior do que você precisa para quitá-lo, mesmo que seja um financiamento de 5 anos.
Aliás, quando falamos no tempo de retorno do investimento, a média para sistemas residenciais no Brasil é de 3 anos.
Imagina só, você quita seu sistema em apenas 3 anos e aproveita mais os 22 restantes de energia grátis!
Não existe vantagem maior hoje no mercado, pode pesquisar.
Projetos de Energia Solar
Local: Magalhães Barata, vila de Cafezal
Equipamento: Microinversor
Potência do Equipamento:
Local: Galpão, na Dr. Freitas, Belém
Equipamento: Microinversor
Potência do Equipamento:
Local: Curuca
Equipamento: Microinversor
Potência do Equipamento: